seta CICS News
 
Arbitragem, Mediação e Conciliação em benefício das relações empresariais Imprimir E-mail
CICS Farroupilha traz para debate as perspectivas da Arbitragem no Rio Grande do Sul e apresenta a Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do CIERGS

 

   Na quarta-feira (20), às 19h30, o vice-presidente da Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação (Camers) do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Ricardo Ranzolin, apresenta a atividade que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios e atrair mais investimentos para o Estado através da utilização dos métodos alternativos de solução de controvérsias para a resolução de conflitos patrimoniais como mecanismo propulsor. O evento, realizado na OAB- Subseção de Farroupilha, é uma promoção da Comissão Especial do Jovem Advogado da OAB-RS em parceria com o Núcleo de Jovens Empresários da Câmara de Indústria Comercio e Serviços (CICS) de Farroupilha.

   Na palestra, Ranzolin apresenta conceitos que têm por objetivo fortalecer, entre os empresários, a cultura de novas formas de resolução de conflitos, além de dinamizar as relações empresariais e facilitar operações que envolvam contratos entre empresas nacionais e internacionais. Entre as vantagens, segundo o Ranzolin, estão maior velocidade em comparação à Justiça comum, sentenças com a mesma força e validade de decisões judiciais, procedimento sigiloso e seguro, melhor custo-benefício, além de flexibilidade − as partes podem eleger a língua, o local e a legislação do procedimento em casos internacionais. Nos países desenvolvidos, os índices de conciliação judicial por meio desta ferramenta são superiores a 70%.

 

Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do CIERGS (Camers)

   O Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) confia na utilização dos métodos alternativos de solução de controvérsias para a resolução de conflitos patrimoniais como mecanismo propulsor de investimentos no Estado. Nessa esteira, a instituição da Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do CIERGS (Camers) tem o intuito não apenas de fortalecer e sedimentar a cultura dessas formas novas de solução de conflitos, bem como dinamizar as relações empresariais e facilitar operações que envolvam contratos empresariais nacionais e internacionais.

    O papel principal da Camers é administrar procedimentos de arbitragem e mediação, mediante indicação e solicitação dos interessados, sendo responsável pela comunicação entre partes, árbitros e mediadores; pelas correspondências; pelos documentos e pelas providências necessárias para uma rápida solução da disputa.

 

Dr. Ricardo Ranzolin

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1986). É pós-graduado em Business Administration pela Harvard Business School (2009-2011). Pós-graduado em Direito Processual Civil (PUC-RS). Mestre em Direito Processual Civil (PUC-RS), dissertação: “Controle Judicial da Arbitragem”. Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB-RS. Presidente do Instituto Liberdade (2002-2004). Presidente da União Empresarial. Presidente do Comitê de Legislação da Câmara Americana do Comércio - AMCHAM-RS. Professor Convidado nos Cursos de Pós-Graduação de Direito Empresarial e de Propriedade Intelectual da PUCRS.

Disciplina: Arbitragem. Conselheiro de Administração do Instituto de Estudos Empresariais. Conselheiro da OAB-RS. Membro da 2ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética da OAB-RS. Diretor do Junior Achievement do Rio Grande do Sul. Autor da obra “Controle Judicial da Arbitragem” e diversos artigos acadêmicos na área da Arbitragem, Direito Processual Civil e Negócios Jurídicos.

 

 

Serviço

Cardápio Empresarial e debate acerca das perspectivas da Arbitragem no Rio Grande do Sul

Palestrante: Dr. Ricardo Ranzolin

Quando: 20 de junho de 2012, quarta-feira.

Horário: 18h30.

Onde: OAB - Subseção de Farroupilha, R. Pref. Schneider, 321, bairro São Luiz.

Entrada gratuita. 

 

 

 
 
 
Rua da República, 425 | 6º andar | centro | Farroupilha/RS | Fone/Fax: 54 3261.3460 | cics@cicsfarroupilha.com.br
Desenvolvido por: DB Design Industrial & MD Studio Designer